CAFÉ TURCO x CAFÉ DA MOKKA

Em uma conversa descontraída pela net com meu amigo Felipe PRUX, entramos em debate nossas atuais preferências em saborear café: ele café turco, eu café da mokka.

Decidi então, esclarecer as diferenças entre as duas formas de tomar e preparar café.
Então, vamos ler!

TURCO
Uma das formas mais antigas de tomar café, descoberta e largamente consumida pelos árabes e povos turcos e libaneses.
Consiste em moer muito finamente o grão e ferver juntamente com açúcar e cardamomo a água, em uma espécie de panela de cobre ou ferro, por três vezes, para que se crie o crema com a fervura.
Indica-se verter o líquido bem devagar para que o pó não caia na xícara.


Esse método produz um café de corpo muito encorpado e alta concentração de cafeína, pelo tempo em que a água fica em contato com o pó! lembrando que a cafeína é uma composto hidrosolúvel!!
Indicado para apreciadores de café forte!

NA MOKA
Na casa de quase toda vovó tem uma Moka! Aquela peça prateada bonita e que é levada diretamente à boca do fogão.
Nesse método, desmonta-se a moka em duas peças, e na parte de baixo coloca-se a água fria, no meio o pó de café, e na parte de cima, depois que a água ferve e ela não tem por onde sair a não ser subir pela canaleta, a água passa pelo pó e o café é coado por percolação!
Para uma boa xícara, desligue o fogo assim que a água ferver, para não queimar a bebida pela alta temperatura da água.
Para ambos os métodos, é necessário comprar o pó de café adequado. Aqueles que são vendidos nos mercados, não são indicados para a Moka ou o Café Turco.

Bons café, amigos cafemaníacos!!

Comentários

  1. Ah, que honra transitar pelo teu blog e, mais ainda, ser citado aqui!
    É esse o café turco que me refiro, mas faço de um jeito simplificado, que aprendi com um alemão: põe-se o pó diretamente na xícara (forra-se o fundo com o café, mais ou menos 01 cm de altura) e deita-se água quente. Desde que o pó de café tenha sido completamente embebido em água, este decantará sozinho ou com ajuda de uns sopros. Ao soprar, uma espuma cor de chocolate dá lugar à placa escura do pó de café reidratado.
    Quanto ao MOKKA, pelo que entendi, é o resultado da bebida feita em cafeteira italiana? Então eu já tomava isso sem saber. Tenho uma cafeteira dessas, mas só a utilizo quando compro o Café do Mercado ('da casa'), na moagem em 2.5.
    Estou animado com o futuro grupod e estudos!!
    Beijão do Prux.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas