COMO COMPRAR BONS CAFÉS

Muitos apreciadores de café já descobriram que, comprar café de qualidade não é pra ser feito em qualquer mercado!

A fatia do bolo dos cafés especiais ainda não chegou ao grande público, e sinda somos poucos os que conhecem essa maravilha de mundo!

Analisando o cenário em que estamos, podemos nos sentir muito otimistas em relação ao futuro dos cafés especiais no Brasil, já que pesquisas apontam um alto crescimento no consumo desta categoria nos últimos 5 anos.

Acontece que a produção de café é dividida em lotes, e a indústria tem seu papel importante na cadeia, inclusive para a sobrevivência do produtor!
É preciso vender muita quantidade para o mercado interno ou seja, para quase todas as famílias brasileiras que consomem café todos os dias.

O que encontramos nos mercados mais conhecidos, são cafés chamados tradicionais, aqueles que crescemos tomando e que vemos a toda hora nas propagandas de TV e outros meios de comunicação. São feitos em larga escala porque seu giro no mercado é muito grande, assim, não dá tempo para que esse grão seja tratado de uma forma mais cuidadosa e seletiva.

Mesmo no mercado com as marcas conhecidas, é importante reparar em alguns detalhes como certificações, data da torra, validade e embalagem.

As certificações garantem o mínimo controle de qualidade das empresas produtoras de café e, pelo menos o selo da ABIC é bom ter!
A data da torra não pode ser muito longa.
Resultado de imagem para cafés especiaisComprar hoje um café torrado em Janeiro, é sinal de um produto que já não estará em sua melhor apresentação.
A embalagem também pode contribuir para o armazenamento do pó. Neste caso a melhor opção são aquelas embalagens embaladas á vácuo, que parecem um tijolo sabe?

Em ambos os casos, procure comprar pacotes pequenos para que o consumo seja rápido, aproveitando ao máximo o produto.

Já os cafés especiais têm outra vida!


Além de toda uma cadeia, do grão à xícara, voltada 100% para a máxima qualidade em cada processo, têm seu valor agregado elevado e, por essa razão são comercializados em menores escalas, sendo comercializado em cafeterias normalmente, em clubes de cafés por assinatura, em deliverys especializados e muitas vezes, só entre profissionais da área mesmo.

O mais importante é confiar na cadeia produtora, conhecer as marcas e sua missão e valores e, provar muitos cafés até encontrar aquele que mais te agrada.
O bacana dos cafés especiais é exatamente a diversidade de sabores, aromas e perfil de torra!
Cada mês da pra experimentar uma marca nova, com uma proposta de sabor diferente e isso é genial!

Para aqueles que ainda estão fazendo a transição dos tradicionais para os especiais, experimentar é a melhor dica!
Vai com calma, no seu tempo e sem pressão! Cada um tem suas preferências e é normal a caminhada demorar!

As redes sociais nos ajudam muito a descobrirmos sobre o que nos interessa!
Faça suas pesquisas, entenda seu gosto pessoal e seja feliz!!!

Bons cafés e até o próximo post, #cafemaniacos

Comentários

Postagens mais visitadas