BRASÍLIA E OS CAFÉS

A convite de minha amiga Chef TATIANA MAIA, vim à Brasília para conhecer a cultura de café da capital brasileira.
Tati ganhou duas vezes consecutivas o BRASÍLIA GOURMET, em 2010 na categoria prato principal, e agora em 2011 na categoria sobremesa com um Tiramisú inovador, com espuma de café e Licor Baruzetto - feito do Baru - tipicamente  do Cerrado - entre outros ingredientes.

Tatiana Maia

Logo no primeiro dia fomos a uma feira de Restaurantes a ABRASEL, onde o café tinha um pequeno espaço.Lá conheci Antonello Monardo, um grande nome do café aqui em Brasília.
Italiano puro, defende o grão com unhas e dentes, inclusive criando um Manifesto contra a banalização do café com os instântaneos chiques que tomaram conta do mercado. Ele é o autor de um livro conhecido  de nome LOUCOS POR CAFÉ, que é de fácil leitura, informativo e divertido.
Ele tem um blend com seu nome que é muito bom. Acidez acentuada, como todo café italiano, mas na medida certa para uma ótima apreciação, aroma e sabor intenso e persistente...forte e marcante, como eu gosto de espresso.
Uma pessoa muito simples, acessível e que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ministra cursos aqui em Brasília e é um nome forte dentro da nossa comunidade.

Antonello Monardo


Conheci alguns lugares e realmente a mão-de-obra é um fator decisivo na perfeição da xícara, é difícil tomar um espresso bem tirado por aqui.
Depois de alguns fracassos, conheci o CAFÉ CRISTINA, outra atração exclusiva do Cerrado.
Provei a Edição Especial. Tive o privilégio de ser atendida pela Tammy, barista Campeã do 6°Campeonato de Barista que acontecia na tal feira citada acima. Gentil, trocamos informações sobre o grão, a mão de obra, a capacitação de profissionais e claro, tomei um ristretto! Ótimo grão, com acidez moderada desejada, aroma floral, e um retrogosto com gostinho de quero mais. Pena não termos em SP...ainda!!! Parece que o Banco do Brasil está prestes a fechar uma parceria com ele para termos em todos os Centros Culturais BB...vai valer a pena conhecer!.


Depois visitei uma sorveteria tradicional chamada SABORELLA.
Eles têm um blend próprio, feitos a partir de dois grãos da alta mogiana e um grão do sul de minas.
Gostei muito! Possui uma torra mais forte, com acidez pronunciada, mas que não interfere na apreciação. Tem uma cor caramelo escuro muito bonita e o acompanhamento da Madaleine tipicamente espanhola é o trunfo, pois realça muito o sabor do grão!

Essa viagem ainda ganhou um plus, pois vim acompanhada da Barista MICHELLY BARI, responsável pela setor de Qualidade do café ILLY  em São Paulo, o que me garantiu boas conversas, comentários  inspiradores e troca de experiências como meus companheiros por toda a estadia.

Enfim, saio de Brasília com a certeza de ter conhecido bons grãos, ótimas pessoas e com uma certeza: eita mundão de meu DEUS a ser explorado!!!










Comentários

  1. Fantastico, fico feliz por suas descobertas e parcerias inovadoras!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está aproveitando a viagem e está com o espírito aberto ao aprendizado e novidades... Fico feliz de verdade! Você vai longe menina, acredite! Sentiremos saudades...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas