Espécies de Café - Robusta

Existem várias espécies de café, as mais conhecidas são arábica e robusta.

Os cafés arábica têm mais aroma, são mais suaves e redondos, apresentam uma leve acidez no retrogosto e tendem a cor avelã na xícara, após a extração.

Os cafés robusta são mais picantes, são mais adstringentes e pouco aromáticos, e depois da extração apresentam uma coloração na xícara castanho pardo.

As cafeterias costumam utilizar o tipo arábica pelas razões óbvias de sabor, mais alguns países como China e Rússia, já começam a consumir o tipo robusta.No Brasil, o maior produtor dessa espécie é o Espírito Santo, e um grande trabalho vem sendo feito para que seu plantio seja melhorado e seus grãos tenham uma qualidade melhor.
Geralmente são usados nos cafés solúveis e nos chamados tradicionais, aqueles que compramos nos mercados já torrados e moídos e, quase sempre de marcas mais baratas.

Por isso, aos poucos vamos nos doutrinando a apreciar o espresso da cafeteria, a mão do barista - profissional de extração de café - e a história dos grãos que nos propiciam uma xícara perfeita de sensações.

Comentários

Postagens mais visitadas