Espécies de Café

Grão Arábica
características principais: mais sabor, mais aroma, mais leve, mais adocicado, ligeiramente ácido, grão mais frágil, plantado a 700 metros de altitude no mínimo, precisando de 1 ano no viveiro e mais 2 anos na roça para produzir um fruto de qualidade.
Grão Robusta ou Conillon
características principais: menos sabor, menos aroma, mais amargo, mais encorpado, mais adstringente, grão mais resistente, plantado de 0 a 800 metros do nível do mar, maior concentração de cafeína.
Aproveitando o tópico, vou citar as 2 formas de colheita dos grãos:
Estas ainda são as formas mais usadas de colheita nas lavouras no país.
manual - seletiva: escolhem-se os frutos em estágio de cereja, tornando-se assim, o método de obtenção de um grão que gerará um café com menos impurezas.
manual - derriça: todos os frutos são derrubados, frutos verdes, cerejas, passas e secos são colhidos de uma só vez e depois colocados para a secagem no terreiro juntos, consequentemente gerando um café de qualidade inferior.
mecânica - colhedeiras fazem o trabalho de até cem pessoas por turno.Suas hastes vibram e derrubam os grãos de café em um pano que depois são diretamente colocadas em carretas puxadas por tratores.Depois o café será separado das impurezas pelo método da abanação, onde os grãos são colocados em grandes peneiras e quando lançadas ao ar separam-se das folhas e galhos.
Preferencialmente os grãos devem ser transportados no mesmo dia da colheita aos lavadores para o início do processo: o bóia (natura) segue para o terreiro; verdes e cerejas seguem para os despolpadores.
Após esse processo, já despolpados, os grãos vãos para a secagem.
Mas isso eu escrevo em um outro tópico...tá na hora do meu cafezinho! rsrsrsr

Comentários

Postagens mais visitadas